Quinta-feira, 17 de Abril de 2008

Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato

No seguimento da entrevista feita ao Sr. Presidente da junta de Freguesia de Cabanas de Viriato acerca do potencial cultural da vila e do desenvolvimento desse mesmo potencial, foi-nos possível chagar à conclusão de que esta freguesia é, sem margem para dúvida, das mais desenvolvidas a nível cultural no seio do concelho, tendo uma realidade associativa muito rica, existindo associações nas mais diversas áreas. No entanto, todas as actividades culturais, desportivas e sociais, apesar de terem um certo apoio da Câmara, este não é suficiente, pelo que as associações desempenham um papel de muita importância.

            Assim, por entre associações humanitárias, sociais, desportivas e culturais, Cabanas desenvolve a sua cultura com relativa autonomia, embora haja sempre entraves.

            São mostras dessa cultura o genuíno Carnaval com a Dança dos Cus, que atrai milhares de pessoas todos os anos, a Banda Filarmónica ou mesmo os famosos Bailes de Carnaval, realizados durante quatro dias nos salões do “Lagarto” e do quartel dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.

Porém, a falta de verbas manifesta-se também como o principal entrave á dinamização da cultura. A falta de investimento nas juntas de freguesia permite-lhes apenas um apoio simbólico anual às associações, e a falta de apoio do governo inviabiliza a restauração da casa onde viveu Aristides de Sousa Mendes, projectada inicialmente para a criação de um Centro de Estudos do Holocausto.

Apesar de todas estas controvérsias, Cabanas de Viriato é uma freguesia onde as pessoas têm onde desenvolver os seus talentos e as suas aptidões, quer seja a nível desportivo, musical, social ou humanitário.

 Photobucket

 

Photobucket

Publicado por vanguardasfuturistas às 16:30

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

Mais Sobre Nós

Pesquisar neste blog

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

Relógio

Contador

motos
motos

Estatísticas

Posts recentes

Relatório

Poster

Ausentes por uma boa caus...

Andanças do projecto:

Resultado da análise de a...

Entrevista ao presidente ...

Entrevista ao presidente ...

Entrevista ao presidente ...

Entrevista ao presidente ...

Entrevista ao presidente ...

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Links

Apresentação da Vila